domingo, agosto 21


Todos conhecemos muito bem a história do capuchinho vermelho desde os nossos cinco anos? Talvez… Hoje, porém, a historia, apesar de se manter actual, tem sofrido ligeiras alterações. A nova versão foi-me enviada por e-mail (…qual carta provinda de um reino longínquo…) e a minha reacção foi explodir em risos e gargalhadas devido às expressões utilizadas ao longo da narrativa. Tais expressões, abusadoras da oralidade, transmitiam todo um vocabulário inventado pelas gerações mais novas para que os mais novos “entendam” o seu conteúdo. Mas a versão “antiga” da história não era perceptível? Tinha palavras a mais? Ou talvez a menos? Personagens demais? Não entendi… Hoje, porém, penso ter encontrado a resposta para esse meu dilema!
A história, tal como a conhecemos, tem um defeito ou uma pequena falha, para os tempos de hoje… ou seja, os lobos de outrora já estão quase extintos, hoje temos uma nova raça de lobos que veste o pêlo dos cães. Talvez em lugares mais recatados, mais serenos e pastosos, a historia surta efeito, mas no ambiente urbano a menina vestida de vermelho é que é o verdadeiro “lobo”. Aparentemente, ou “pelo que ouço por aí dizer…”, na cidade a menina veste-se de lobo e o lobo de menina, os papéis trocam-se com um toque de disfarce!
Contudo, na história antiga o lobo também se disfarçava de avó da menina! A mensagem já lá esta contida! Então porque razão criar uma nova versão se a original por si já continha ambas as mensagens? Tanto a primaria quanto a interpretada?
O que diferencia uma história da outra é as personagens, com uma espécie de nova mentalidade ou outro uso da mente. Antigamente eram poucas as preocupações para os que vivam na era da sobrevivência, pois agora vejo uma era de supremacia. Hoje, com o relógio a bater cada vez mais rápido, as vinte e quatro horas já não chegam… para uma mente menos veloz! Como, para já, o dia ainda não vai passar a ter 48 horas, e o dormir descansado implica o coincidir do final do dia com a conclusão de todas as “tarefas”, surge a necessidade de se tornar mais rápido do que é, e cada vez mais rápido, e mais rápido que o colega, mais rápido que o outro, mais rápido para ser mais eficiente e chegar mais longe, conseguir ser melhor que o “mestre”… e depois? «O depois não interessa, o que interessa é o momento, nunca ouviste dizer? Carpe diem!» aproveitar o momento pode ser tão relativo… e tão diferente de pessoa para pessoa!
Mas aqui, a “capuchinho vermelho” tinha um problema: o caminho! Para ultrapassa-lo decidiu correr para evitar o “lobo”! O problema desta capuchinho foi gostar do vento enquanto corria e não querer travar nem abrandar, apenas acelerar… para sentir mais e mais vento! Um dia, com certeza, esta capuchinho teve de “parar”, mas quando parou viu-se perdida e pediu direcções precisamente ao lobo de que fugia! E o caçador não estava por perto…

9 Comments:

Blogger Tiago M. said...

Longe vão os tempos em que o velho ditado dizia: “Se não queres ser lobo, não lhe vistas a pele.”
O capuchinho tornou-se espécie em vias de extinção, e o caçador até tem uma criação de lobos.
É a lei do mais forte (ou do mais esperto). O retrocesso à lei da selva.
Se não queres ser bobo, não lhe vistas a pele!

1:20 da tarde  
Blogger ]JuLiE[ said...

bem vindo! ***
n sei se fike contente ou triste por já teres "acordado" pra vida e teres visto certas coisas k nem todos conseguem...
pensa só k tu nnc estás sozinho... e cada um vê akilo k ker... ou akilo k n ker... n sei! *

2:16 da tarde  
Blogger Tiago M. said...

quando "acordamos para a vida", parece-me ser habitual pensar que seria melhor permanecer na ignorância.
Já questionei algumas vezes este ponto. Julgo ser uma reacção de um certo medo, causada pelo nosso comodismo intrínseco.
Há que sair de uma vez por todas do "marasmo da sociedade."

10:53 da tarde  
Blogger ]JuLiE[ said...

o idiota é mesmo akele k tem ideias brilhantes... pk é ignorante e nd sabe... vai inventando...!
não há k ter medo... há k ter respeito!
preguiça... temos todos... o problema é kem abusa dela!
e tenho dito!
LOL
:)
*

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Check it out

With compliments

1:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Star Jones and Kathy Griffin: What's on tonight
They haven't shown the M*A*S*H finale that often since its 1983 airing, but The Hallmark Channel ... FX has a new Over There at 10.
You have some good ideas on your blog. I know my site about niche affiliate marketing programs may not be exactly related but take a look anyway.

1:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very informative blog site. Added it to my bookmarks.

I have a multiplayer poker
site/blog. It pretty much covers multiplayer poker related stuff.

Come and check it out if you get time.

1:55 da manhã  
Blogger ]JuLiE[ said...

well well....
seems that my blog/site has become a bit more famous... oukay... it may have "funny" stories... but their mine... not yours... (i mean the ideias...)
when the anonymous present themselves... maybe i'll visit them... maybe not! it's up to you...
:)
*

2:56 da tarde  
Blogger Tiago M. said...

Um Sr.Anónimo com comentarios em inglês, num blog escrito num glorioso português!!? Ligações a páginas comerciais!!?
Aqui há gato...

8:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home